terça-feira, abril 25, 2006
As Melhores ondas deste Inverno
1. Porto e arredores
Nesta região do pais o inverno faz-se sentir mais intensamente.
O frio o vento e por vezes o mar tempestuoso, põem a prova o mais dedicado dos atletas náuticos. O inverno tem a capacidade de deixar as praias vazias nos dias mais agrestes, em contra partida nos dias de mais sol e menos vento também tem a capacidade de as encher.
Por todo o pais esta temporada proporcionou vários dias clássicos e intensos. Não faltaram relatos vindos de Esposende que falavam de ondas super perfeitas e tubulares e a quebrar (quase) sem ninguém. Os cotovelos de Mindelo foram o escape em muitos dias e o Pico de Paredão, em Leça, voltou a propulsionar fantásticos dias de free-surf. Espinho, Peredão de Salgueiros, Aveiro e outros secrets também tiveram os seus dias de gloria.
Contudo este ano o Pico que se tem mais a destacar, pelas incríveis sessões e enormes doses de adrenalina é a Trol.
A Trol é uma onda com muita força e muito poder, ate mereceu uma reportagem na VERT Bodyboard magazine. Muita rocha propulsiona ondas tubulares perfeitas mas muito perigosas, devido a quantidade rochas que a Trol tem.
2. Os reefs da Ericeira
Como muitos já sabem a Ericeira e um dos sítios mais conhecidos para a pratica de Bodyboard.
Mas muito parecida com as ondas do norte, esconde muitas pedrinhas que podem provocar muitos danos irreparáveis.
Já todos conhecem o potencial de ondas como a Pedra Branca, o Reef, Crazy Left etc.;
Mas há uma onda que tem dado nas vistas de todo o mundo do Bodyboard. Como já devem de saber estou-vos a falar da Cave. É uma onda que tem mexido com os Bodyboarders nacionais. Foram varias as vezes que ela funcionou em pleno nestes últimos meses permitindo que muitos levantassem o seu teor de adrenalina. A Cave esconde salões que escondem meio metro de pedra. A Cave este ano também deu muito prejuízo! Muitas cabeças partidas e costas arranhadas...
3. A zona da Linha
A Linha tem nos vindo a dar bons invernos a muito tempo...O mês de Janeiro foi o mês que mais se destacou a dar boas ondas para a zona da Linha Carcavelos esteve mais uma vez em alta. Depois temos; a Torre, Santo Amaro e Paço de Arcos. Mas a qualidade da água não nos chama para a zona da Linha.
4. Margem Sul, Caparica
Como aconteceu em quase todas as praias Lusas. A Costa da Caparica também foi palco de inúmeras sessões de Bodyboard. Com a reconstrução dos pontões, os fundos melhoraram consideravelmente e foram proporcionando ondas de melhor formação. Com um sweel e vento offshore não faltaram boas ondas na Costa da Caparica. Em destaque para Cova do Vapor e nas praias da vila da Caparica.